Principais etapas do projeto:
1.  Levantamento e analise das informações das relações entre os IFES e os APLs, e as comunidades que fazem parte dos territórios onde esses se localizam, examinando também como os APL têm enfrentado as transformações trazidas pelo paradigma sociotécnico e econômico fundado na sustentabilidade.
     Foco especial será colocado nas atividades e APL resilientes e sinalizadores de oportunidades inovadoras e sustentáveis, envolvendo a produção e consumo de novos e renovados bens e serviços.


2.  Realização de seminário, envolvendo representantes das novas universidades e institutos federais, pesquisadores, além de planejadores e implementadores de política. Destacando-se o papel das IFES – enquanto lócus integrador e de geração de conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento social, produtivo e inovativo.


3.  Sistematizar e analisar resultados alcançados pelas políticas, assim como os principais desafios que ainda necessitam enfrentar, verificando de que forma e em que medida elas incorporam uma visão mais sistêmica e contextualizada do desenvolvimento e baseada na abordagem de APL. Particular ênfase será dada ao papel da infraestrutura do conhecimento – educação, ciência e tecnologia – e sua articulação com as atividades produtivas existentes nas distintas regiões do país.